Páginas

9 de jun. de 2010

NÃO BEBE ÁGUA ? COMO ASSIM ?




ALERTA

Muitos não sabem do perigo que acarreta a falta de água no organismo.

Como assim ?
Se um adulto saudável deve beber 1,5 a 2 litros de água todo santo dia. Se “depois do oxigênio, a água é a substância mais importante para a manutenção da vida”. Se mais de dez dias a seco, podem levar à morte.Quando assim o digo, é com base em pesquisas que trago de fonte segura. Dessa feita, levando-se em conta que essas são palavras de estudiosos da Sociedade Brasileira de Nutrição Clínica. Ademais está provado que o dia-a-dia está cheio de problemas de saúde provocados pela falta de água por pura negligência de quem se nega ao próprio corpo à manutenção essencial.
Para se ter uma idéia, a perda de 2% da água corporal equivale a uma redução de 20 % da energia física_ o que não é pouco, principalmente se isso provocar a queda de rendimento durante uma reunião, por exemplo.
A sensação de fadiga que aparece de vez em quando pode ser resultado da desidratação. Que também provoca azia, vômito, febre e, em situações mais graves, desmaios, problemas renais e infecções. “Quando você sente sede é sinal de que o organismo já está desidratado”.
O melhor mesmo é não deixar se chegar a esse extremo, é se antecipar e tomar água com freqüência, lembrando que fatores como sexo, peso, idade, clima e atividades físicas influem na atividade recomendada. Quem malha por exemplo, precisa de uma dose maior porque desidrata mais rápido. O recomendável é que, a cada meia hora de exercícios físicos, a pessoa bebe 300 mililitros de água. Excesso ? Nem pensar. Beba à vontade. O organismo se encarrega de manter o equilíbrio hídrico.
Portanto, beba água a vontade. Se for água pode. Aliás, quanto mais, melhor para você.
E aí ? Vai ficar sem beber água ?

3 comentários:

  1. Claro. Muitos problemas de saúde não identificados são resultantes da sequidão do organismo.
    Sou membro de pesquisa da S.O.SAÚDE e estamos tentando combater o mal que aflige os humanos.
    Parabéns pelo tema e pelo blog que cuida de alertar à população.

    ResponderExcluir
  2. O governo podia empenhar como vem fazendo com outras questões de saúde pró- população.

    ResponderExcluir
  3. Kátia de Ribeirão Preto -10 de junho de 2010 às 03:39

    Olha,
    leio muito sobre saúde e estou ciente de que não se deve aproveitar frascos descartaveis no caso de beber no gargalo.Daí as infecções contaminando pela saliva.

    ResponderExcluir