Páginas

14 de out. de 2010

DIA 16 DE OUTUBRO, DEDICADO A SANTA EDWIGES- CHEGOU O DIA DO PEDIDO DOS POBRES E ENDIVIDADOS

A CURIOSIDADE QUE TEM DADO CERTO INDIFERENTE DO CREDO RELIGIOSO DE QUEM  RECORRE À SANTA

  16 de outubro. A data é de um dia depois da morte da santa em que se  comemora a festa  em todo mundo-

É oportuno lembrar que a condição de protetora dos pobres e endividados fundamenta-se no  breve relato
a seguir:
"Santa Edwiges nasceu em 1174, na Alemanha. Ainda bem jovem casou-se com Henrique I, príncipe da Silésia (Polônia), com quem teve seis filhos. Durante sua vida distinguiu-se por um profundo espírito de oração, penitência e caridade, tornando-se modelo dos três estados femininos: esposa, celibatária e viúva. Exerceu influência nas decisões políticas tomadas pelo marido, interferindo na elaboração de leis mais justas para o povo.

Falecido o esposo, Santa Edwiges retirou-se para o mosteiro de Trebnitz, Polônia, onde sua filha Gertrudes era abadessa, e neste mesmo lugar deu largos passos rumo à sua santificação.


Contam os historiadores que Santa Edwiges vivia com uma renda mínima, usando o restante para socorrer os pobres, enfermos, idosos, viúvas, crianças abandonadas, endividados e encarcerados, a quem ajudava pessoalmente.

Em certa ocasião, quando estava visitando um presídio, Santa Edwiges descobriu que muitas pessoas ali se encontravam por não poderem pagar suas contas.

Desde então, ela começou a saldar as dívidas dos encarcerados, devolvendo-lhes a liberdade. Ela também os ajudava a recomeçar sua vida, conseguindo-lhes emprego. Por este motivo, no Brasil ela é invocada como padroeira dos pobres e endividados.

Nas imagens de Santa Edwiges, ela aparece segurando uma igreja entre as mãos. Isto se deve ao fato de, junto com o marido, terem construído diversas igrejas e mosteiros. Em outras representações, ela aparece segurando a imagem de Nossa Senhora de quem era muito devota, e a coroa de duquesa sobre a Bíblia.

Santa Edwiges faleceu no dia 15 de outubro de 1243, mas sua festa passou para o dia 16, porque no dia 15 a Igreja Católica comemora as festividades de Santa Tereza D´Ávila. Santa Edwiges não faltava à missa aos domingos, e é isto que ela pede aos seus devotos: mais amor a Jesus na Eucaristia e auxílio aos necessitados".

Oração a Santa Edwiges  ( Concentre-se na sua história)

Ó Santa Edwiges, vós que na terra fostes o amparo dos pobres, a ajuda dos desvalidos e o socorro dos endividados, e no Céu agora desfrutais do eterno prêmio da caridade que em vida praticastes, suplicante te peço que sejais minha advogada, para que eu obtenho de Deus o auxílio de que urgentemente necessito: (fazer o pedido, especialmente, no dia 16 de outubro).

Alcançai-me também a suprema graça da salvação eterna. Santa Edwiges, rogai por nós. Amém.

Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.

3 comentários:

  1. não conhecia santa Edwirges passei a conhecer atraves do programa do Pd. reginaldo manzoti e comecei a pedir, uma graça muito especial a ela e depois de um mes percebi que a graça esta chegando, estou muito grata. obrigada santa Edwirges.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Existe algum dia da semana que seja dedicado a ela além do seu dia 16/10?
    Minha vó era devota desta santa, ela dizia que tinha um dia da semana o qual ela fazia seus pedidos, mas não lembro qual dia e eu herdei a santa que era de minha vó e gostaria de continuar com os seus rituais de fé, porém não lembro qual era o dia.
    Se alguém poder me responder ficarei agradecida.
    Desde já agradeço !

    ResponderExcluir