Páginas

8 de jul. de 2010

O USO CERTO DO CREME DENTAL









Recebi pelo e-mail-mirian.c.prado@gmail.com - contato no sentido de pesquisar sobre a pasta de dentes tendo em vista os questionamentos havidos quanto ao uso indevido ou não dos dentifrícios.

Me informei com Dr. Marcelo Silva Monnazzi Cirugião Dentista de Bauru -SP (porque é um grande pesquisador na área) onde exerce e é consultor tendo publicado artigos científicos consagrados pela mídia, graduado pela Universidade Sagrado Coração -CRO 60976.

Está havendo uma certa polêmica quanto ao uso dos cremes dentais com cálcio ou flúor. Gostaria de saber mais sobre o tipo certo do creme dental a ser usado com eficácia ou se essas pastas de dentes com cálcio, ou flúor são benéficas para os dentes? Como acontece tais absorções ?(MARINA R/S)

A efetividade de remoção da placa bacteriana é 70% maior quando se usa pasta de dente. Além disso a formação de uma nova placa é reduzida em 45% com o uso do creme dental. O que nos mostra que é realmente importante o uso de pastas dentais. A adição de uma ou outra forma de flúor na pasta varia de acordo com o tipo de abrasivo que esta contém, sendo que os mais usados são o NaF e o MFP. Não é recomendado o uso de pastas que tiverem concentração menor do que 1000 ppm de flúor, pois sua eficácia não foi comprovada cientificamente. Já as que têm maior concentração podem ser usadas. Para verificarmos a concentração do flúor devemos olhar na embalagem do produto e procurar pelo escrito “FÓRMULA” ou “FÓRMULA BÁSICA”, pois geralmente a concentração de flúor está escrita neste local. Existem muitos tipos de pastas, por exemplo podemos citar as pastas antitártaro e antiplaca, as pastas com bicarbonato de sódio, cálcio e outras.
O flúor é extremamente benéfico para os dentes, sendo que pesquisas comprovaram que o tipo de flúor que realmente ajuda a manter os dentes saudáveis e fortes (sem cárie) é o flúor encontrado nas pastas dentais. Principalmente por serem usados com frequência.
Os dentes utilizam o flúor da pasta em processo chamada Desmineralização e Remineralização, que se dá por trocas entre os dentes e a saliva de acordo com o PH da boca. O importante é saber que com a escovação (no mínimo 3 vezes ao dia) e o uso de cremes dentais fluoretados, você estará contribuindo para que os seus dentes se mantenham em equilíbrio e não sofram descalcificação. Já os demais produtos que são incorporados às pastas dentais, tais quais o cálcio, o bicarbonato de sódio e outros, devem ter uso restrito, ou seja, tais pastas só devem ser usadas quando indicadas por um dentista. Sendo assim o creme dental ideal é aquele que contenha flúor nas concentrações certas, independente da marca e sabor.

Um comentário:

  1. Realmente, conheço o Dr. Monnazzi sou cliente e assino as orientações do mestre, só que uso há tempo a pasta Forever Bright associada ao flúor o qual temo em engolir, dizem q o flúor não trás saúde bucal.
    Gostaria até de matéria nesse blog muito lido, sobre o maleficios de ingerir o flúor.
    Obrigada

    ResponderExcluir