Páginas

31 de dez. de 2009

ALGUNS MITOS SOBRE DESCARGA ELÉTRICA



ALERTA

Raios,trovões e muita chuva assustam, causando por vezes, até pânico. Em alguém com histórico de fatalidade na família, então,sofrem traumatizados em tempo como esse.A queda de raios é inevitável principalmente quando há motivo para atraí-los.
Informações fornecidas pelo Dr.Osmar Pinto Júnior, Doutor em Geofísica Espacial-Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INEP)esclarece mitos no sentido de se precaver contra os raios:

Espelhos atraem raios?
Osmar: Não. É mito dizer que espelhos atraem raios. O que acontece é que em alguns há molduras de metal. O metal, sim, é um atraente, mas o espelho não.

Manusear tesouras ou objetos pontudos?
Osmar: Isso deve ser evitado. Tesouras, facas ou qualquer objeto pontudo e cortante geralmente são metais e objetos metálicos atraem raios.

Falar ao telefone fixo é perigoso?
Osmar: As pessoas nunca devem falar ao telefone em dias de temporal, com raios e trovões, principalmente em aparelhos fixo com fio, pois o fio transporta descarga elétrica. É sempre recomendável utilizar, dentro de casa, o telefone sem fio.

E Falar ao celular?
Osmar: Dentro de casa não há problemas. Agora se estiver na rua, a pessoa deve evitar.

Há problemas em deixar aparelhos eletrônicos ligados?
Osmar: Todos devem ser desligados, inclusive diretamente na tomada. Com isso, evita-se que ele queime e até mesmo provoque um incêndio.

Deve-se evitar tomar banho?
Osmar: Evitar o banho não é um mito. Ele realmente deve ser evitado, assim como qualquer contato com água.

A praia também é perigosa quando ocorre raios?
Osmar: Nunca se deve entrar na água em dias de tempestade. Algumas pessoas gostam de tomar banho no mar em dias de chuva. A água do mar atrai ainda mais descargas elétricas por ela ser salgada e condutora de eletricidade. Até mesmo ficar perto do mar é perigoso.Locais abertos: Um outro cuidado importante a ser adotado em dias de temporal é nunca ficar em locais abertos. As pessoas, segundo o pesquisador, se estiverem na rua, devem procurar um local coberto ou ficar dentro de um carro.

FONTE: Jornais, internet,Rádio, Tv...

2 comentários:

  1. já tive guarda chuva de metyal, por incrível q pareça rs, rs.rs.

    ResponderExcluir
  2. Aprendi tudo q nã sabia.

    ResponderExcluir