Páginas

30 de nov. de 2010

O QUE TODOS PRECISAM SABER -ACIDEZ ESTOMACAL PODE CAUSAR OUTROS MALES-

ALERTA! DUAS VEZES ALERTA !  ( Segundo Peter N. Meier)


Mal-estar ocasionais de alguma complicação gástrica, não são motivos para preocupações.Na maioria dos casos, a doença do refluxo gastroesofago não causa danos orgânicos no esôfago. Um de cada 10 pacientes pode desenvolver uma inflamação do esôfago denominada esofagite por refluxo e que pode danificar as mucosas.
Esses danos nem sempre se limitam à região inferior do esôfago durante o sono, o agressivo ácido pode chegar à garganta. Se gotas do ácido alcançam as vias respiratórias, podem ocorrer tosse, rouquidão, bronquite crônica ou asma. outras consequências são inflamações das gengivas ou do ouvido médio, além de problemas cardíacos. "Quanto maior seja a frequência com a qual os sucos gástricos cheguem ao esôfago, maior será o risco de uma complicação, denominada esôfago de Barrett. esse é um transtorno no qual o revestimento do tubo que leva o alimento da boca ao estômago sofre uma alteração", disse o presidente da sociedade Alemã de Cirurgias Viscerais (DGVC), Heinz J. Buhr, (foto) da Universidade Charité de Berlim.
Cerca de um em cada 10 pacientes com esôfago de Barrett desenvolve um câncer nesse órgão. Para poder determinar possíveis danos no revestimento do esôfago, é realizada uma endoscopia.(O caminho mais indicado para sua saúde, nesse caso).
REMÉDIOS CASEIROS
ALERTA II (no caso acima mencionado)               

A lista de remédios caseiros, medicamentos de venda livre e conselhos contra a acidez estomacal é longa e não está livre de contradições. Quando alguém sofre pirose, uma das recomendações é não beber quando come, já que o estômago fica cheio e o bolo alimentar diluído sobe. Por outro lado, há indicações de que é preciso justamente tomar muita água para diluir os ácidos sucos gástricos.Outras advertências: não comer muito tarde (o estômago deveria digerir os alimentos antes de a pessoa dormir), não deiutar depois de comer, dormir com o torso (troinco ou busto) elevado ( o que reduz risco de refluxo), comer devagar e mastigar bem a comida, tomar água sem gás, evitar as bebidas gasosas, assim como os alimentos que estimulam a produção de ácidos no estômago, tais como café e bebidas alcoólicas.
"Há casos isolados de pirose em que esses conselhos podem dar resultados", admite Meier. Mas em pacientes verdadeiros de refluxo,só duas opções existem para enfrentar o problema: segundo o especialista, a primeira opção são os medicamentos que evitam a produção de ácidos do estômago.esses são chamados inibidores da bomba de protões.  " O problema é que muitos pacientes não querem tomar comprimidos durante toda a sua vida", disse Buhr. Para eles, pode-se avaliar a possibilidade de reaqlizar uma operação cirúrgica, para evitar a passagem do conteúdo do estômago ao esôfago. Esta intervenção é pouco invasiva.
                                                                     ----X----
Com tantas chamadas de atenção, sobre doenças, neste Blog,o leitor pode não entender o objetivo para o qual o alerta se restringe: mostra a intensidade da doença e a necessidade de se precaver. As pesquisas são de fontes as mais seguras possíveis; nelas, a intenção de dar a conhecer está entre as melhores já vistas!   

2 comentários:

  1. Quem de nós não sabe a sua intenção, garota!Das melhores.

    ResponderExcluir
  2. u u...Ki gastura desse estômago pelo ldo de dentro!

    ResponderExcluir