Páginas

26 de set. de 2010

MITO SOBRE O USO DA PANELA DE ALUMÍNIO



PANELA DE ALUMÍNIO É QUE FAZ COMIDA BOA...


                                                                                             

Embora tenhamos visto apregoando por ai que as panelas de alumínio possa liberar o mineral, prejudicando a saúde,a Food and Drug Administration – FDA (www.fda.gov), órgão oficial de saúde dos Estados Unidos e a ANVISA (www.anvisa.gov.br), no Brasil atesta que as panelas de alumínio não contaminam os alimentos. O alumínio é um material reconhecidamente adequado para uso em utensílios que entram em contato direto com alimentos, sem nenhum efeito nocivo ao organismo humano.

No Brasil, um estudo recente realizado pelo Centro de Tecnologia de Embalagem – CETEA, do Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL, concluiu que:
“O cozimento de alimentos em panela de alumínio contribui com cerca de 2% do limite máximo recomendado de ingestão diária do metal, pela OMS (1mg diário de alumínio por quilo de massa corporal). Portanto, não relevante quando levado em consideração o teor de alumínio presente naturalmente em alguns alimentos e em outras fontes de ingestão”.
( Fonte: Revista Veja edição 2013 – ano 40 de 2007).

2 comentários:

  1. A VELHA PANELA DE ALUMINO É QUE FAZ COMIDA BOA.
    Nunca acreditei nisso.Claro, evidente.
    Algum dono de fábrica de panela de barro é que deve ter inventado isso.

    ResponderExcluir
  2. Já desconfiava, mas não sabia que isso era cascata, êba!
    Sabendo que gosto de cozinhar, um amigo me pediu dicas de onde comprar panelas de cobre, para não usar mais alumínio. Ele queria "aquelas que usam no Ráscal". Até achei, são francesas e pelo preço, uma caçarolinha deveria vir com escritura em cartório. O que ele não sabia é que as de cobre do Ráscal são só para o show; lá dentro, na cozinha de verdade, reina absoluto o velho alumínio. Ca-la-ro que o dono do Ráscal não é besta e deixa isso para os clientes deslumbrados.

    Muito obrigado!
    Arnaldo

    ResponderExcluir