Páginas

19 de jan. de 2010

O SANTO CHÁ VERDE, PODE SE TORNAR EM PESADELO


ALERTA



Se por um lado o chá verde é popularmente preventivo de diversos tipos de câncer, combate os radicais livres, protege as células retardando o envelhecimento com mais eficiência que as vitaminas C e E; ajuda a emagrecer, fortalecer as veias, as artérias e reduzir os teores de colesterol ruim...
Por outro, não é recomendável o abuso do seu uso pelo fato de conter cafeina que eleva a pressão arterial daí a não ser recomendado a hipertensos. Também o uso exagerado pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrointestinais. Está descartado às gestantes e lactantes e a quem sofre da deficiência de ferro. Também deve ser evitado o seu consumo com leite, alimento que pode inibir o efeito anfertioxidante dos chás. Com tanta limitação, assim, convém consultar um profissional de saúde para avaliar se você está apto ao consumo.
Para garantir os benefícios e evitar os problemas, recomenda-se beber três ou quatro xícaras diariamente.
É importante o preparo correto. Ferva a água, apague o fogo e dilua duas colheres de chá em uma xícara de chá. Deixe o recipiente tampado de cinco a dez minutos, em ambiente escuro, antes de servir. O chá não deve ser reaquecido e pode ser guardado por até 12 horas em locais sem luz.

Fontes: nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional; e Paula Vinãs farmacêutica da farmácia fitobrasilis

Um comentário:

  1. À Anna Maria Santana de Capinópolis-

    Colhi informações sobre o "chá verde" como sempre faço, interpretando em síntese o extensivo assunto da expert Roseli Rossi.
    Explique sua sobrinha que,não deixe de usar o chá desde que tenha cautela.(Veja observações)no referido assunto.
    Abs. Mírian

    ResponderExcluir