Páginas

14 de jan. de 2010

RESULTADO GRITANTE ACARRETA RISCOS DE SAÚDE EM PESQUISA DE HIGIENE DA LINHAÇA



ALERTA -

CORRA DA FARINHA DA LINHAÇA PRINCIPALMENTE SE FOR MARROM -

Coliformes fecais, ácaros, formigas moídas, asas de mosquito e outros fragmentos de insetos, fungos (entre eles os capazes de produzir toxinas cancerígenas), bactérias variadas incluindo o bacillus cereus (capaz de provocar vômitos e diarreias) é nada menos do que um saldo encontrado em análise laboratorial.
A linhaça que tanto benefício à saúde se apregoa, agora, em contrapartida surpreende com o resultado da pesquisa da FUNED (Fundação Ezequiel Dias, MG).
No produto industrializado em 32 amostras, (dez marrons e nove douradas); oriundas de Supermercados, Casas de produtos naturais, Feiras e outros do gênero, a resposta trazida pelo microscópio foi surpreendente. A metade contaminada foi a prova de que vieram de armazenamentos inseguros; sem controle de ar, temperatura e umidade inadequadas sem cuidados contra insetos e roedores etc. Enfim, sem qualquer fiscalização ou higienização até mesmo na hora da embalagem.

COMO SE PRECAVER DE TAL CONTAMINAÇÃO ?

É difícil a total higienização mas grande parte será defendida com o seguinte controle :

. Prefira grãos inteiros à farinha (são bem menos manipulados sem a trajetória para se chegar ao processo de trituração).

. Dourados, os grãos oferecem mais segurança pela seleção mais qualificada. Com brilho significa que o produto está novo, em perfeito estado para o consumo saudável.

. Prefira bater você mesmo no liquidificador do que receber moído misturado com sujeira.

. O uso nos assados como bolos, tortas, sopas é ideal.

Como vimos, na precaução, em parte, do uso da linhaça, nem tudo são flores mesmo usando a própria semente como manda os preceitos da boa saúde.

(Estudo realizado pela Bióloga da FUNED Vanessa Drumond)



.

2 comentários:

  1. Da hora, amiga.Conselhos q poucos blogs ditam.

    ResponderExcluir
  2. Irene Bichara (O Gazeta do Sul)15 de janeiro de 2010 às 14:28

    Eu via falar q a linhaça devia ser consumida noa alimentos assados mas pensava q era uma questão de paladar. só agora fico sabendo q é por conta da sujeira. Só vc , Mírian, para trazer esse alerta pra gente ingênua q fica aí arriscando. Deus te abençôe.

    ResponderExcluir